Marcus Prado
Consultor Exagro
Olá, pessoal! Hoje chegamos à sexta postagem em nossa série que apresenta 8 alternativas, de diferentes níveis tecnológicos, que podem ser adotadas para ajustar a taxa de lotação no manejo das pastagens. Hoje falaremos a respeito da adoção de fertilização do solo via adubação.
Caso tenha perdido as nossas postagens anteriores, indicamos que retorne ao blog para ler as 5 primeiras alternativas, que trazem uma introdução e opções de mais baixo nível tecnológico, quando comparadas com esta postagem e às próximas.
Se você já leu as outras postagens, vamos em frente!
Alternativa 6: Adubação
A adubação é uma alternativa que busca corrigir a quantidade de nutrientes no solo para aumentar a produção de forragem dentro da fazenda e, por consequência, aumentar o número de animais na área.
Para que a adubação seja realizada com sucesso, é essencial conhecer alguns conceitos antes, como:
- Fertilidade do solo: estabelece os níveis de nutrientes presentes no solo no momento da realização de uma análise. Para realizar uma adubação eficiente, é necessário ter uma análise de solo das áreas da fazenda e calcular a quantidade de adubo a ser aplicada no solo. Lembrando que a acidez do solo deve estar corrigida antes da distribuição dos adubos para maior aproveitamento.
- Momento de adubação: para surtir o melhor efeito, os adubos devem ser distribuídos nos momentos adequados. Alguns precisarão de umidade no solo para reagirem e outros, não. Portanto, é necessário conhecer a dinâmica dos minerais no solo e adubar no momento correto para maior aproveitamento do adubo pela forragem.
- Equipamentos: estes serão necessários para executar a operação de adubação do solo. Será necessário possuir na fazenda ou alugar os equipamentos certos para aumentar a eficiência da aplicação e garantir que esta seja feita no momento correto.
Em geral, os adubos possuem um alto valor e o momento de aplicação deve ser adequado para que o capim aproveite o máximo da disponibilidade e produza mais. Ou seja, a adubação não pode ser feita de qualquer jeito, pois o custo é alto e pode não surtir efeito.
Para se chegar no nível de adubar os pastos, buscando aumentar a capacidade de suporte das pastagens, é fundamental que as alternativas apresentadas anteriormente estejam dominadas. É comum verificarmos pastos adubados com perda de forragem por falta de manejo de pastejo adequado. Isso representa uma perda direta de recursos e produção.
Por outro lado, quando bem planejada, a adubação tem a capacidade de aumentar a capacidade de suporte das fazendas e, consequentemente, aumentar a quantidade de animais na fazenda. Estrategicamente, ela pode ser usada nas últimas chuvas da safra para aumentar a quantidade e qualidade da forragem produzida no fim das chuvas, aumentando o acúmulo a capacidade de suporte para a estação seca na fazenda.
Deixe um comentário