Marcus Prado
Consultor Exagro
Olá, pessoal! Hoje chegamos à sétima postagem em nossa série que apresenta 8 alternativas, de diferentes níveis tecnológicos, que podem ser adotadas para ajustar a taxa de lotação no manejo das pastagens. Hoje falaremos a respeito do uso de suplementos ou rações a pasto.
Caso tenha perdido as nossas postagens anteriores, indicamos que retorna ao blog e faça a leitura destes artigos, que trazem uma introdução e opções de mais baixo nível tecnológico, quando comparadas com esta postagem e as próximas.
Se você já leu as outras postagens, vamos em frente!
Alternativa 7: Confinamento
Confinamento é a estratégia de prender os animais em uma área menor, sem acesso à pastagem, de forma que toda a nutrição é fornecida diretamente no cocho, como exemplificado pela foto abaixo.
Nesta postagem falaremos do confinamento como ferramenta para auxiliar no manejo das pastagens. Dentro desta alternativa, com a chegada da seca e a consequente redução no crescimento das pastagens, é possível deslocar os animais que serão engordados para o confinamento, o que permite um rápido alívio das pastagens e a possibilidade de usar dietas balanceadas para bons desempenho e acabamento dos animais.
Outro possível uso do confinamento é utilizá-lo para suplementar categorias mais jovens na seca, possibilitando iniciar a compra dos animais em um período de maior oferta, com a seca ainda prevalecendo. Esta opção garante melhores preços de reposição, promove ganho de peso e, quando as pastagens rebrotarem com as chuvas, com a compra já realizada, o manejo dos pastos pode ser realizado de forma ágil e com lotações ajustadas.
O confinamento é uma alternativa de complexidade elevada, pois existem custos consideráveis com estruturas, maquinários, capacitação de equipe, compra e estocagem de insumos e formulação adequada de dietas.
Normalmente, o custo de produção da @ confinada é maior que o custo da @ produzida em pastagens. Por isso, é necessário analisar bem a implantação e viabilidade técnico-econômica deste sistema.
Analisando sob a ótica de estratégia de ajuste de taxa das pastagens, o uso do confinamento permite realizar quedas e aumentos abruptos na taxa de lotação, com agilidade, podendo garantir um bom aproveitamento do momento em que os pastos se encontram.
Até a próxima postagem.
Deixe um comentário