ALTERNATIVAS PARA AJUSTE DA TAXA DE LOTAÇÃO. ALTERNATIVA 3

Marcus Prado
Consultor Exagro

Olá, pessoal! Hoje daremos sequência na nossa série de postagens que apresenta 8 alternativas, de diferentes níveis tecnológicos, que podem ser adotadas para ajustar a taxa de lotação no manejo das pastagens.

Caso tenha perdido a introdução e a alternativa 1, clique aqui.

Caso tenha perdido a alternativa 2, clique aqui.

Alternativa 3: Ajuste do tamanho dos lotes

Além da opção anteriormente comentada, de alternar os lotes entre as áreas, também é possível reajustar os lotes, remontando-os. Esta é uma alternativa mais simples, mas é mais perigosa para o desempenho dos animais.

Perigosa pelo fato conhecido da hierarquia dos bovinos. Os bovinos são animais gregários, ou seja, andam em grupos. Dentro destes grupos, existem os líderes e os submissos. Os líderes sempre andam na frente e vão primeiro nos pontos de fornecimento de sal, água e pastos de melhor qualidade.

Um grupo já montado de bovinos não terá muitos problemas com hierarquia, uma vez que essa já foi estabelecida. O problema acontece quando mudamos o grupo, ou seja, colocamos animais nos lotes, fazendo com que esse agrupamento e níveis hierárquicos sejam alterados. Toda vez que um grupo for alterado, incluindo novos animais, irão acontecer conflitos e brigas para restabelecer os dominantes.

Durante este período de conflitos, que pode ultrapassar mais de uma semana, os animais deixam de se alimentar e reduzem o desempenho em ganho de peso, representando prejuízo para o produtor, além de feridas e machucados que podem acontecer.

Evitar completamente as misturas de lotes é praticamente impossível dentro da fazenda em alguns momentos do ano. O que recomendamos é utilizar de momentos estratégicos para realizar as apartações e misturas de lotes, como na entrada do período chuvoso e seco, que normalmente coincidem com a vacinação e vermifugação dos animais.

Padronizem o máximo possível o lote pelo peso desejado, evitando colocar animais com muita diferença de peso dentro do grupo, e evitem novas apartações durante o decorrer do ano.

Porém, quando o ajuste dos lotes é necessário para conseguir adequar o pastejo dentro da fazenda, utilize categorias como fêmeas ou animais jovens, pois esses tendem a ser menos agressivos. Conflitos por hierarquia acontecem de forma mais evidente em lotes de animais machos e maduros sexualmente, portanto evite ao máximo misturar machos na engorda.

Até a próxima postagem!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.