Na maioria das regiões do Brasil central está finalizando o período chuvoso, qual será a capacidade de suporte do seu pasto na seca?

 

O suporte da pastagem é quantidade de quilograma de peso vivo suportado pela oferta de forragem ideal, também pode ser explicado como a taxa de lotação que proporciona um determinado nível de desempenho animal, sem degradar a pastagem.

Fig. 01 – Capacidade de suporte, relação entre animal e pastagem

Acima vimos o conceito de oferta de forragem, um termo técnico de suma importância.

Na figura abaixo procuramos de forma simples explicar esse conceito.

Fig. 02 – Oferta de forragem

A figura procura mostrar que apesar da mesma taxa de lotação, a imagem B possui o dobro de forragem da figura A, ou seja, temos o dobro de oferta de forragem. Essa é a forma mais simples de entender a oferta de forragem, é a relação entre a massa de forragem e a taxa de lotação.

É comum termos informação da taxa de lotação, que é a relação entre o peso dos animais e a área do pasto normalmente expressa em UA/ha, ou se preferir pode-se usar a unidade Quilograma de Peso Corporal por hectare (KgPC/ha).

E para que saber a oferta de forragem?

É através da oferta de forragem que conseguimos avaliar a capacidade de suporte do pasto, ou a quantidade ideal de peso de animal em cada área para obter melhor resultado produtivo.

Abaixo podemos ver como a oferta de forragem impacta no desempenho produtivo por animal e por área.  A oferta de forragem normalmente é medida em % do peso vivo, para ficar mais fácil comparar com o consumo dos animais.

Um animal consome entre 2 a 2,5% de matéria seca em relação ao peso corporal, e a oferta de forragem deve ser 3 a 4 vezes o consumo do animal dependendo do sistema de produção.

Quando a oferta é muito baixa ocorre baixo ganho por animal e por área (a lotação é alta, mas não há oferta suficiente de forragem), quando a oferta é muito alta ocorre alto ganho por animal, mas o ganho por área pode cair muito (a lotação está muito baixa e está sobrando forragem).

E a massa de forragem?

A massa de forragem normalmente não é avaliada nas fazendas! O que mais escutamos por ai é:

“ Minha fazenda está com uma taxa de lotação de 2UA/ha, ou 900 kgPC/ha”

Mas qual a massa de forragem?

Para saber essa resposta precisaremos medir a massa de forragem.

A massa de forragem é o total de forragem presente por unidade de área acima do nível do solo em um ponto específico do tempo e é expressa em kg MS/ha.

Ela pode ser mensurada de forma direta através do corte usando o método do quadrado, ou de forma indireta utilizando a altura, a densidade ou outro método que possibilite estimar a quantidade de capim presente na área.

Fig. 03 – Avaliação da massa de forragem

Então qual a massa de forragem das suas áreas de pastagem?

Essa informação será necessária para estimar a capacidade de suporte no período seco que se inicia.

A explicação de como calcular a massa de forragem e capacidade de suporte em função da oferta de forragem será o tema do próximo artigo.

Obrigado pessoal!

Até o próximo post!!

Escrito por: Alessander Rodrigues

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.