Marcus Prado
Consultor Exagro
Olá! Conforme combinamos em nossa última postagem, iremos agora apresentar uma plataforma simples que auxilia os produtores a registrar e gerenciar as operações agrícolas, de forma gratuita. Já existem várias fazendas utilizando a funcionalidade! Vamos conhecê-la agora.
Caso não tenha lido o último artigo, veja abaixo.
As operações agrícolas são todas as atividades diretamente relacionadas com a execução do trabalho de produção agrícola. Podemos definir como a operação de diversas práticas: manejo de pragas (limpeza e manutenção), preparo do solo, plantio, aplicação de corretivos/adubos e colheita.
O software de gestão AgroHUB, pensando diretamente na dificuldade do produtor, elaborou uma plataforma que gerencia as operações agrícolas ocorridas nas áreas da fazenda.
Grande parte das propriedades, atualmente e infelizmente, não conseguem registrar as operações realizadas e o histórico fica perdido com o decorrer do tempo.
Contudo, o sistema AgroHUB, em um formato fácil de coleta em modo on e off-line, permite que os próprios funcionários e responsáveis pelo trabalho façam os registros das operações, no momento em que elas ocorrem, sem gasto de tempo, compartilhando rapidamente com todos.
É possível registrar operações relacionadas a:
- Preparo do solo: quando são feitas operações por meio de grades e arados;
- Correção e fertilização: refere-se à aplicação de corretivos e adubos em geral;
- Limpeza e manutenção: referência operações que visem o controle de pragas na área;
- Pulverização: aplicações de defensivos, inseticidas, fungicidas e adubos em formato líquido;
- Plantio: registra o momento do plantio e o produto como as sementes utilizadas;
- Colheita: registra o momento da colheita e os produtos colhidos.
Dados coletados:
- Data da operação: marca o dia em que a operação ocorreu;
- Safra: informa um período ou ano em que acontecem várias operações e posteriormente é possível compilar tudo que foi executado dentro da safra;
- Área trabalhada: pode ser toda a área ou parte dela;
- Produto: refere-se ao produto aplicado na área ou colhido. Pode ser mais de um na mesma operação;
- Local de armazenamento: indica de onde saiu o produto ou para onde será o destino do produto colhido. Etapa importante para o controle de estoque que será apresentado em outra postagem;
- Quantidade líquida: informa a quantidade utilizada ou colhida do produto gerenciado, sendo também importante no controle do estoque.
As operações podem acontecer ao mesmo tempo, sendo possível realizar em um mesmo registro, por exemplo, plantio e adubação ou manutenção na área e pulverização, conforme o exemplo abaixo, marcado em verde:
Após o lançamento, é possível visualizar o histórico de operações na área:
Posteriormente, além do histórico ficar registrado dentro da área e ser consultado em tela de forma fácil, é possível exportar relatórios que permitem manipulações individuais dos dados pelo usuário:
Estes dados coletados são nobres para a tomada de decisão. Com estas informações, é possível avaliar a produtividade da safra, mensurar a quantidade de produto aplicada e aplicar os custos relacionados à operação, tirando conclusões de quanto custou para plantar a área e o que foi realizado. O mais importante: tudo fica registrado de forma segura e é possível resgatar dado histórico a qualquer momento.
Caso tenha interesse em conhecer melhor do uso do software no controle das operações agrícolas, veja o vídeo a seguir>> https://agrohub.com.br/operacao-na-area/
Até breve!
Deixe um comentário