Quais os impactos da Oferta de Forragem no desempenho dos animais?

Bruna Horta
Trainee Exagro

Um desafio nos sistemas de produção a pasto é avaliar o suporte das pastagens. Saber prever como o desempenho animal será influenciado a partir de uma determinada disponibilidade de forragem é uma informação preciosa para o manejo do rebanho a pasto e para o planejamento alimentar. Qual a necessidade de ajuste de taxa de lotação para fazenda em determinado mês? Qual a urgência desse ajuste? Como o desempenho está sendo impactado pela oferta?

Segundo uma revisão bibliográfica realizada por Sollenberger e Vanzant (2011), 60 a 90% da variação do ganho médio diário (GMD) pode ser explicado pela oferta de forragem.

Alguns dados coletados em nossos clientes estão ajudando a comprovar essa informação científica. Lotes de animais que tiveram diferentes ofertas de forragem tiveram diferentes ganhos de peso.

Aprenda mais sobre oferta de forragem nesse link do blog.

https://pastocomciencia.com.br/2019/12/05/o-que-aprendemos-com-o-pasto-com-ciencia/

Para entender como funciona na prática, vamos analisar os dados de uma fazenda que participa do Projeto PastoComCiência. Na tabela abaixo, estão os dados de 5 lotes de animais, organizados da seguinte forma:

  • Lotes 7 e 8: lotes de recria, em sistema de manejo rotacionado convencional;
  • Lotes 1 e 3: lotes de engorda, em sistema de manejo rotacionado convencional;
  • Lote 2: lote de engorda, em sistema de desponte.

Avaliando os lotes de recria em manejo rotacionado convencional, é possível notar que o lote com maior oferta de forragem, o lote 7, obteve maior ganho de peso. Considerando os lotes em engorda, novamente aqueles com maior oferta de forragem obtiveram maior ganho de peso.

O lote 2 foi o que apresentou maior taxa de ganho. A maior oferta de forragem e o sistema de desponte permitem a esses animais maior possibilidade de escolha no momento da coleta da forragem, ingerindo forragem de melhor qualidade.

Em outra fazenda do Projeto, alguns lotes de animais foram pesados em maio e posteriormente pesados em agosto, para entrada no confinamento. Novamente é possível notar que uma maior Oferta de Forragem está relacionada com o maior ganho de peso dos animais.

No gráfico abaixo, foram plotados os dados de oferta de forragem (eixo x e GMD (eixo y). Ao se traçar uma linha de tendência (linha pontilhada), é possível notar que o aumento da oferta de forragem leva ao aumento do ganho de peso.

Abaixo, segue o desempenho de uma terceira fazenda parceira. Aqui já vemos um caso que demonstra que a oferta não explica 100% do desempenho animal. Neste caso, podemos ver que o menor ganho está na menor oferta de forragem e o maior ganho aparece em uma oferta intermediária de 10%, sendo que o desempenho também é influenciado pela sanidade, manejo, consumo de suplemento e raça dos animais.

Com a evolução dos sistemas pecuários e a necessidade de transformar e aumentar a eficácia da produção a pasto, monitorar e ajustar as ofertas de forragem é uma alternativa para prever desempenhos e otimizar o manejo de pastejo das fazendas.

Até a próxima postagem.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.