Alturas de Manejo do Capim Xaraés (MG-5)

Marcus Vinícius Prado
Consultor Exagro

Olá,

Hoje vamos falar do capim Xaraés (Brachiaria brizantha cv. Xaraés) ou MG-5. Esta forrageira é um tipo de braquiária brizantha de origem africana e foi liberada para utilização no Brasil pela Embrapa em 2003.

Pastagem de Braquiária Xaraés (MG-5)

Seus principais atributos positivos são a alta produtividade, especialmente de folhas, a rápida rebrota e o florescimento tardio, prolongando o período de pastejo até o período seco.

É um capim que possui o crescimento cespitoso, formando touceiras. Tem boa digestibilidade e palatabilidade. Média resistência ao frio e ao fogo. Com relação à resistência às cigarrinhas das pastagens, é um capim muito resistente à Mahanarva spp.

O Capim MG-5 tem porte médio a alto, podendo ultrapassar 1,6 m de altura. Tem alta produção de forragem, com relatos que atingem 20-24 toneladas de matéria verde seca por ano em solos corrigidos.

Sobre o manejo das pastagens, é um capim que requer atenção, pela sua alta produtividade, porte mais alto e crescimento cespitoso. Ele tem uma alta suscetibilidade a passar do ponto ideal de corte, o que reduz o desempenho individual e as produções por área.

As alturas recomendadas de manejo são: em pastejo contínuo (não muito recomendado para esta forrageira), manter o capim com 30 e até 40 cm de altura. Nos pastejo rotacionado, a altura de entrada é de 30 cm e saída, de 22-25 cm em pastos não adubados e 15 cm em pastos adubados.

Abaixo veremos o histórico de alturas de manejo dentro do banco de dados do projeto Pasto Com Ciência:

Alturas de Manejo do Capim MG-5 (Fonte: Pasto Com Ciência)

Note que todas as alturas estão acima das recomendadas durante a estação chuvosa! No caso,  estamos deixando de produzir @ nestas áreas e reforço que existe uma ótima oportunidade para quem possui esta forrageira dentro de sua fazenda: aumente a taxa de lotação buscando manter as alturas de manejos recomendadas e a oferta de forragem entre os 8 e 12% (KgMVS/100Kg de peso animal). O desempenho individual “poderá” reduzir um pouco, porém o ganho por área será bem superior. Quando aumentamos a pressão de pastejo, o capim muda sua conformação, perfilhando mais e aumentando a proporção de folhas.

Até o próximo post.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.