Alturas de Manejo para o Capim Decumbens

Luiz Firmino
Treinee Exagro

Imagem 1: Forrageira Decumbens

A utilização dos pastos na bovinocultura de corte tem sido um dos pilares da pecuária nacional. Como temos visto, a utilização de indicadores de manejo é uma prática importante para a melhoria dos sistemas de produção. No manejo das pastagens, o indicador Altura do Pasto é um importante aliado do manejador. A medição de altura feita de forma criteriosa auxilia na tomada decisão e possibilita um melhor aproveitamento do pasto.

Com base nisto, vamos iniciar este ano com uma série de postagens sobre manejos de diferentes forrageiras utilizadas na pecuária nacional. A ideia desse grupo de postagens é mostrar a vocês o que a pesquisa recomenda como um ponto ótimo para o manejo de pastagem e o que nós, do Pasto com Ciência, estamos encontrando no uso das forrageiras na prática das fazendas.

No intuito de facilitar o trabalho no campo, estudos foram realizados para determinar alturas de manejo para as espécies forrageiras utilizadas nos sistemas de produção a pasto. O capim Decumbens, ou braquiarinha, é uma das forrageiras mais antigas utilizadas na pecuária nacional. Sua capacidade de produção em áreas de solos ácidos e fertilidade reduzida foi um dos fatores que influenciaram na sua difusão pelo país. Morfologicamente, ela é uma braquiária de crescimento prostrado, como pilosidades nas folhas e caules, sendo os seus maiores problemas a sensibilidade à cigarrinha das pastagens e alta presença do fungo Pithomyces chartarum. Esse fungo é responsável pela produção da micotoxina esporidesmina, que pode causar a fotossensibilização nos bovinos.

Imagem 2: Pastagem de decumbens

De acordo com os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa, as alturas recomendadas para a Brachiaria decumbens sob lotação rotacionada são de 30 e 15 cm para entrada e saída, respectivamente (COT 125 – Embrapa Campo Grande MS, 2013). Sob lotação contínua, recomenda-se a manutenção da altura de pastejo em cerca de 30 cm, conforme descrito por MORENO (2004), citado por AGUIAR (2009).

Tabela 1: Recomendações de alturas de manejo conforme sistema de pastejo para Brachiaria decumbens.

 

As fazendas que participam do projeto Pasto com Ciência têm realizado medições de alturas de manejo de entrada e saída de animais em módulos de pastejo sob lotação rotacionada. É comum observar manejadores experientes que, a partir das alturas de referência, conseguiram desenvolver métodos de manejo eficientes para melhor aproveitamento das áreas utilizadas. Vale lembrar que a Altura do Pasto, juntamente com a Densidade, está diretamente ligada a outro indicador importante para a tomada de decisão no manejo, a Massa de Forragem, conforme descrito nestas postagens:

https://pastocomciencia.com.br/2019/07/01/importancia-da-medicao-de-forragem/
https://pastocomciencia.com.br/2019/07/10/medicao-direta-de-forragem/

Os dados obtidos com o Projeto Pasto com Ciência demonstram valores de altura de manejo para a Brachiaria decumbens que diferem dos valores referenciados nas pesquisas, como podemos ver a seguir:

Gráfico 1: Comparação entre as alturas de manejo do banco de dados do Pasto com Ciência e a recomendação da pesquisa

Conforme observado no gráfico acima, nos dados encontrados com as medições do projeto Pasto com Ciência em comparação com os valores de referência citados em pesquisas, é possível notar que se pode obter ainda um melhor aproveitamento das áreas de capim decumbens. As alturas de saída dos animais ainda estão distantes do que é recomendado em pesquisa. No entanto, é importante ressaltar que cada área apresenta características diferentes, que variam de região para região. Nesse sentido, faz-se cada vez mais necessária a realização de medições de pasto dentro da fazenda, afim de gerar um banco de dados confiável das áreas, permitindo assim um melhor aproveitamento do pasto disponível.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.