Análise de Cobertura Vegetal e Massa de Forragem

Maria Tereza
Médica Veterinária

Olá! Nesta postagem vamos conhecer um pouco melhor o resultado e as aplicações da Análise de Cobertura Vegetal e Massa de Forragem oferecidas pelo AgroHUB em parceria com o PastoComCiência.

Dividiremos esta postagem em 3 tópicos:

  1. Quais são os dados e resultados que eu recebo nesta análise?
  2. De que forma as informações geradas são trabalhadas para otimizar meu manejo e resultados?
  3. Como eu posso utilizar este serviço?

Vamos lá!

Quais são os dados e resultados que eu recebo nesta análise?

Ao contratar uma análise de Cobertura Vegetal e Massa de Forragem, a fazenda recebe:

  • Relatório em PDF contendo: Mapa da fazenda analisado através de imagem de satélite, utilizando a imagem mais recente disponível da fazenda, com dados de Cobertura de Solo e Massa Verde Seca disponíveis por área, conforme imagem abaixo:

Além dos mapas, o relatório traz os valores detalhados de Massa Verde Seca, Folha, Colmo e Material Morto presentes por área:

  • Dados inseridos automaticamente na fazenda no AgroHUB:Todas as análises de Material Verde, Folha, Colmo e Material Morto por área são automaticamente adicionadas ao banco de dados de Avaliações de forragem da fazenda, com informação de data e origem da avaliação, permitindo análise temporal de cada área da fazenda.

Os resultados podem ser extraídos no Relatório de Avaliação de Forragem:

  • Avaliação do Manejo a partir da Oferta de Forragem: Com os dados de quilos de forragem disponíveis por área gerados pela análise de satélite e os dados de rebanho armazenados no AgroHUB, calculamos a Oferta de forragem atual da fazenda, informando também o desvio, em quantidade de cabeças, estimado na área ou módulo para se atingir a oferta desejada:
  • A fazenda que contrata um plano mensal recebe também:
    1. Limite de usuários coletores de dados aumentado para 10, com possibilidade de alteração dos Tipos de acesso da fazenda;
    2. Possibilidade de controlar a fazenda por Retiros;
    3. Medição direta, Medição de altura e Escore de pastagem no mapa de manejo AgroHUB;
    4. Relatório de Avaliação de forragem com os dados das medições acima citadas.

De que forma as informações geradas são trabalhadas para otimizar meu manejo e resultados?

As informações geradas pelas análises descritas acima podem ser utilizadas como subsídio para identificar como está sendo o uso atual das pastagens da fazenda e, assim, apoiar várias decisões estratégicas do negócio. Abaixo, citaremos alguns exemplos de uso destas análises, não estando o uso limitado ao que será exposto:

  • Análise visual do manejo nos módulos da fazenda: a partir do mapa de Massa Verde Seca disponível por área, é possível avaliar se os módulos de pastejo rotacionado estão com o manejo ajustado ou não. Isso porque, em um módulo, espera-se que haja uma gradação de massa disponível nas áreas, desde a área com menos massa até a área com mais massa, indicando que os animais estão rotacionando no tempo certo de crescimento de capim. Veja os 2 exemplos abaixo.  Na primeira imagem, está em destaque o módulo 62. Veja que este módulo, composto por 3 áreas, está equilibrado em disponibilidade de massa entre as áreas. Já na segunda imagem, no módulo 59, os pastos com menos massa estão mais uniformes, podendo indicar um pastejo não tão ajustado.
  • Análise visual da cobertura de solo: a partir do mapa de Cobertura de Solo por área, é possível avaliar se existem pontos onde a pastagem está mais degradada ou malformada. Considere, por exemplo, a imagem abaixo. É notável que a área 18 está com pior cobertura que as demais áreas, o que pode auxiliar numa tomada de decisão de ajuste do manejo, recuperação ou mesmo, nova formação de pasto. Nesta etapa, é possível identificar dentro da área, regiões mais ou menos pastejadas, orientando em novas divisões de pastagem e redistribuição de água para permitir o acesso aos animais nos pontos desejados. Veja nesta imagem a parte superior do pasto 21, com o verde mais intenso, mostrando capim subpastejado.
  • Simulações do manejo dentro da fazenda: dentro da Avaliação do Manejo, além de avaliar a Oferta ocorrida atualmente na fazenda, é possível simular novas disposições dos lotes nas áreas e módulos da fazenda, para tomar decisões de como distribuir os animais e acertar a Oferta. Temos uma postagem inteira dedicada a um caso de uso desta simulação, passando pelo passo-a-passo e as ações práticas. Você pode acessá-la clicando aqui.
https://pastocomciencia.com.br/2021/02/18/manejo-de-pastagens-orientado-por-satelite/
  • Ajuste da Oferta resultando em aumento do ganho de peso por cabeça: a partir da aferição mensal da Oferta de forragem da fazenda, é possível ajustar o manejo dos pastos e programar melhor as compras e vendas, visando manter a oferta dentro da meta estabelecida.

Em fazendas parceiras do projeto, já há algum tempo realizamos os ajustes necessários para alcançar a Oferta desejada e acompanhamos os resultados no desempenho. Em um dos casos que acompanhamos, comparamos os ganhos ocorridos em uma fazenda manejada a partir da Taxa de lotação e em outra fazenda manejada pela Oferta. Observamos um aumento de 29% na Taxa de ganho dos animais da fazenda manejada pela Oferta em relação à fazenda manejada por Taxa de lotação, além de maior uniformidade no ganho de peso. Este conteúdo detalhado pode ser encontrado aqui.

https://pastocomciencia.com.br/2020/10/15/oferta-de-forragem-como-calcular-e-seu-impacto-no-desempenho/
  • Ajuste da Oferta resultando em aumento do ganho por área: partindo do mesmo ajuste do manejo já mostrado no item 4, notamos um aumento significativo no ganho por área em fazendas que manejam seus animais pela Oferta.

Em uma das fazendas parceiras do projeto, avaliamos o ganho por cabeça e por área em diferentes safras, sendo a primeira safra ocorrida sem o ajuste de oferta e a segunda, toda controlada buscando manter a Oferta dentro da meta. A quantidade de cabeças na mesma área aumentou em 85%, enquanto o ganho por área aumentou em 79%, resultando em uma produção de arrobas maior na safra seguinte, sem aumentar os custos com infraestrutura e equipe, apenas aportando tecnologia de ajuste da oferta. Você encontra este conteúdo detalhado aqui.

https://pastocomciencia.com.br/2019/10/11/parte-2-como-monitorar-os-indicadores-de-medicoes-de-forragem-e-otimizar-o-resultado-de-sua-fazenda-relato-de-caso/

Como eu posso utilizar este serviço?

Basta ter sua fazenda cadastrada no AgroHUB e contratar o serviço!

Se a sua fazenda ainda não está cadastrada, crie sua conta clicando aqui (https://portal.agrohub.com.br/signup) e siga este passo-a-passo aqui (https://agrohub.com.br/passo-a-passo/) para configurar sua fazenda.

Com a fazenda criada, clicando neste link aquivocê consegue contratar o serviço nas versões única ou mensal. Se preferir, contrate direto pelo App!

Para conhecer mais o PastoComCiência, clique aqui:

Até a próxima!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.